sábado, 3 de janeiro de 2009

Compota de tomate


Ingredientes:

1,5Kg de tomate (eu usei do chucha ou alongado e do em cacho que é mais aromático);
800g de açúcar;
3 paus de canela;
3 cravinhos;
1/2 limão

Modo de preparação:

Primeiro lavam-se os tomates e faz-se um corte em cruz na pele, para mais facilmente os pelar.
Para isso mergulham-se em água a ferver durante cerca de 30 segundos.
Pelam-se e depois cortam-se em pedaços grandinhos ( eu cortei cada tomate em 4) e tiram-se as sementes ( se ficarem algumas não tem problema). Escorrrem-se e pesam-se. Os meus pesavam nesta altura 1kg. Levam-se ao lume num tacho de fundo grosso e deixam-se murchar e cozer durante mais ou menos 10 minutos ( não juntar água). Se pretender um doce todo moído é agora que deve passar na varinha mágica ou no liquidificador. Junta-se então o açúcar (800g por quilo), os paus de canela, os cravinhos e o sumo do limão. Deixa-se cozinhar em forno baixo durante cerca de 1hora.
Para ver quando está pronto, tire um pouco para um prato deixe arrefecer um pouco e veja se abre uma estradinha ao passar a ponta do dedo através dele (esse será o ponto de estrada essencial para o doce se conservar e ficar bem), aí está pronto!
Quando estiver pronto pôr em frascos previamente esterilizados em água a ferver durante 10 minutos. Os frascos devem estar completamente secos quando verter o doce. Deixe arrefecer. Limpe os bordos do frasco e cole na sua superfície uma película de filme de cozinha para não deixar ficar ar. Completamente frio tape os frascos com a respectiva tampa.

1 comentário: