sexta-feira, 25 de junho de 2010

Lemon Curd


Ingredientes:
430 gramas de açúcar branco
200 gramas de manteiga sem sal
raspa de 3 limões (de preferência caseiros)
300 ml de sumo de limão
6 ovos inteiros (de preferência caseiros)


Preparação:
Tritura-se o açúcar na liquidificadora, de modo a parecer farinha. Junta-se a raspa de limão e tritura-se mais um pouco.
Num recipiente que possa ser usado em banho-maria coloca-se a manteiga amolecida à temperatura ambiente, o sumo de limão e o açúcar. Leva-se ao fogo em banho-maria sem deixar ferver, e até que a manteiga e o açúcar estejam derretidos.
à parte batem-se muito bem os ovos inteiros que se juntam cuidadosamente ao preparado anterior, fazendo-os passar por um coador de rede à medida que se vai mexendo para os ovos não cozinharem. Depois coze cerca de 10 minutos sempre a mexer até ter a consistência pretendida. Depois de esfriar o creme fica ainda mais espesso e mais esbranquiçado.
Guardar em frasco esterilizado. Colocar o preparado no frasco, tapar e voltar o frasco ao contrário para criar efeito de vácuo. Deixar arrefecer totalmente e depois guarda-se no frigorífico. Tem a duração de um mês.

N.B.:Este creme pode ser usado, na confecção de gelados, como recheio e ou cobertura de bolos e ainda misturado em iogurtes naturais.

1 comentário: