sexta-feira, 25 de junho de 2010

Lemon Curd


Ingredientes:
430 gramas de açúcar branco
200 gramas de manteiga sem sal
raspa de 3 limões (de preferência caseiros)
300 ml de sumo de limão
6 ovos inteiros (de preferência caseiros)


Preparação:
Tritura-se o açúcar na liquidificadora, de modo a parecer farinha. Junta-se a raspa de limão e tritura-se mais um pouco.
Num recipiente que possa ser usado em banho-maria coloca-se a manteiga amolecida à temperatura ambiente, o sumo de limão e o açúcar. Leva-se ao fogo em banho-maria sem deixar ferver, e até que a manteiga e o açúcar estejam derretidos.
à parte batem-se muito bem os ovos inteiros que se juntam cuidadosamente ao preparado anterior, fazendo-os passar por um coador de rede à medida que se vai mexendo para os ovos não cozinharem. Depois coze cerca de 10 minutos sempre a mexer até ter a consistência pretendida. Depois de esfriar o creme fica ainda mais espesso e mais esbranquiçado.
Guardar em frasco esterilizado. Colocar o preparado no frasco, tapar e voltar o frasco ao contrário para criar efeito de vácuo. Deixar arrefecer totalmente e depois guarda-se no frigorífico. Tem a duração de um mês.

N.B.:Este creme pode ser usado, na confecção de gelados, como recheio e ou cobertura de bolos e ainda misturado em iogurtes naturais.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Caldeirada de peixe à moda da Guapa


Ingredientes:
peixe variado (salmão, pescada, raia, lulas, polvo, peixe espada, peixe vermelho, espadarte, sardinha,congro, tamboril ...) q.b.;
batatas descascadas às rodelas q.b.;
pimentos cortados às tirinhas q.b.;
sal e piri-piri q.b.;
1 colher de chá de orégãos;
1 colher de chá de caril;
1 colher de chá de tomilho;
tomate pelado ou tomate natural maduro;
3 colheres de sopa de polpa de tomate;
1 copo de vinho branco;
1 raminho de salsa;
1 raminho de hortelã;
2 folhas de loureiro;
cebola q.b.;
azeite q.b.;

Preparação:

Amanham-se os peixes que depois de lavados são cortados em pedaços, nem muito grandes, nem muito pequeno.
Num tacho dispõe-se as rodelas de cebola regadas com um fio de azeite generoso. Por cima coloca-se uma camada de batatas, outra de cebola misturada com pimentos às tirinhas. Coloca-se o tomate aos pedacinhos e depois dispõe-se por cima o peixe e assim sucessivamente.
Entre as camadas colocam-se as folhinhas de loureiro.
Numa malguinha junta-se o piri-piri, o óregão, o tomilho, o caril e mistura-se com o copo de vinho branco. Rega-se a caldeirada com esta mistura. Tempera-se com um pouco de sal, dispõem-se os raminhos de hortelã e de salsa por cima e vai a cozinhar em lume brando. Após a fervura, a caldeirada deve cozinhar mais cerca de 15 minutos. Rectificam-se os temperos e está pronta a servir.